Nos dias 14 e 15 de dezembro, a Vila Operária, em Duque de Caxias, será palco da 15ª edição do Meeting of Favela (MOF), o maior mutirão voluntário de arte urbana do mundo. Com o tema "De volta para o Futuro", o evento reúne artistas de diversos países em um verdadeiro espetáculo de cores e criatividade nas paredes da comunidade. Além do foco no graffiti, o MOF também promove apresentações de B-boys, MCs, DJs, skatistas, atores de teatro e circo, videomakers e fotógrafos.
Criado em 2006 por André Kajaman, o festival tem como propósito promover a diversidade e a integração entre artistas, moradores e empreendedores. Durante o evento, os grafiteiros pedem autorização aos moradores para pintar os muros e paredes, resultando em um grande painel de obras em progresso. Além de estimular a expressão artística, o MOF também gera renda para os moradores, que prestam serviços, hospedam visitantes e vendem produtos durante o evento.
Com 15 anos de história, o MOF já reuniu mais de 115 mil participantes, 4.000 artistas e realizou cerca de 10 mil intervenções artísticas. Além disso, o evento injetou mais de R$ 1,4 milhão na economia local, contribuindo para o desenvolvimento e valorização da comunidade da Vila Operária.
Não perca o Pré-MOF no dia 14 de dezembro no Instituto de Educação Governador Roberto Silveira e o MOF no dia 15 de dezembro no Colégio Estadual Vinícius de Moraes. Celebre a arte urbana e a diversidade na 15ª edição do Meeting of Favela.