Moradores do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio de Janeiro, relataram mais uma madrugada de tiroteios, marcando o terceiro dia de confrontos na região. A área é alvo de disputas entre criminosos do Comando Vermelho (CV) e do Terceiro Comando Puro (TCP).
Os confrontos ocorrem principalmente na parte alta da comunidade, na divisa com o Morro de São João. Na madrugada de terça-feira (10), um homem foi baleado e socorrido pela Polícia Militar, sendo levado para o Hospital Federal do Andaraí. A polícia não informou se ele foi vítima de bala perdida ou se estava envolvido no confronto.
A PM relatou que o tiroteio cessou com a chegada de policiais da UPP. No dia 3, três homens foram baleados em um ataque em um dos acessos ao Morro dos Macacos, e um deles morreu antes de chegar ao hospital.
Testemunhas informaram que um homem em uma moto passou atirando na Rua Petrocochino, em Vila Isabel, e fugiu em seguida. Duas das vítimas tinham anotações criminais.
Em agosto, cinco pessoas morreram em um ataque a tiros na Praça Barão de Drumond, conhecida como Praça Sete, nas proximidades do morro. Durante esse ataque, ocupantes de carros e motos dispararam contra um grupo de pessoas que estava presente em um evento. No mesmo mês, um menino de 13 anos e um entregador de farmácia foram mortos em um ataque de bandidos do Comando Vermelho durante uma festa no Morro dos Macacos.