O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi internado às pressas no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na noite de segunda-feira (9), onde passou por uma cirurgia para drenagem de um hematoma, após apresentar fortes dores de cabeça. Atualmente, ele está na UTI e, segundo informações do hospital, "encontra-se bem".
O último boletim médico, divulgado às 4h da manhã, revelou que a ressonância magnética de Lula indicou uma hemorragia intracraniana, resultado de um acidente domiciliar ocorrido em 19 de outubro.
O presidente está acordado e consciente, sob os cuidados da equipe médica liderada pelo Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Angela Helena Germoglio.
Em entrevista à Globonews, o neurocirurgião Ricardo Oliveira comentou sobre a recuperação após a cirurgia. Ele destacou que:
A presença de um coágulo intracraniano é recorrente após o acidente de outubro.
A recuperação exige cuidados especiais, justificando a necessidade de internação na UTI para observação.
Lula, de 79 anos, sofreu um acidente em 19 de agosto, quando caiu no banheiro do Palácio da Alvorada, batendo a nuca. Ele recebeu cinco pontos e passou por exames para verificar possíveis sequelas.
Apesar de não ter havido gravidade no ferimento, o cardiologista recomendou que ele evitasse viagens longas, levando à desistência de sua participação na Cúpula dos Brics na Rússia e na COP da Biodiversidade em Cali, Colômbia.
+Talvez você goste dessas notícias corporativa do NDM: