Maria Bethânia, com 78 anos, foi agraciada com o título de doutora honoris causa pela Universidade Federal do Ceará (UFC) na última sexta-feira, 15 de setembro. A cerimônia ocorreu na Concha Acústica da instituição, com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana.
Durante seu discurso, a artista expressou sua gratidão:
"Ao ser homenageada nesta universidade, devo, primeiramente, homenagear aqueles que ao longo desses muitos anos me constituíram como artista. Minha dívida não é pequena. Minha vontade de agradecer não é menor. Mas seriam tantos nomes que é impossível listá-los e reconstituir tudo que se passa no meu coração. Limito-me a dizer que comigo neste chão pisa uma série infinita de escritores, poetas, compositores, cantores, artistas e amigos."
Ao final da cerimônia, Maria Bethânia emocionou os presentes ao cantar à capela um trecho da música "O Que É, o Que É??", de Gonzaguinha.
No dia seguinte, 16 de setembro, a cantora se apresentará ao lado de seu irmão, Caetano Veloso, na Arena Castelão, em Fortaleza, como parte da turnê que celebra os maiores sucessos de suas carreiras.