Na tarde desta quarta-feira (16), criminosos mandaram o comércio fechar e determinaram um toque de recolher nos bairros Coelho e Colubandê, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do RJ. A medida ocorreu após uma operação da Polícia Militar visando prender criminosos que tentaram roubar e atiraram em um policial militar de folga. Durante a ação, dois suspeitos foram baleados.
De acordo com a Polícia Civil, o policial Anderson Vinicius Coimbra da Silva sofreu uma tentativa de assalto no bairro do Colubandê, sendo baleado duas vezes no braço esquerdo. Ele encontra-se internado em estado grave no Hospital Estadual Alberto Torres.
Após a tentativa de assalto, agentes do 7º BPM (São Gonçalo) foram acionados e, ao chegarem, foram recebidos com tiros, iniciando um confronto armado.
Fechamento de Escolas e Unidades de Saúde
Em decorrência da tensão na região, traficantes ordenaram o fechamento do comércio, escolas e unidades de saúde. Duas escolas fecharam, deixando cerca de 400 alunos sem aulas. Segundo a prefeitura, quatro unidades de saúde também foram fechadas à tarde, incluindo o Posto de Atendimento Médico do Coelho (PAM Coelho) e as unidades de Saúde da Família (PSFs) Almeida, Marilea Cardoso e Coelho.
A Polícia Militar informou que barricadas foram incendiadas na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-104) após a operação, e as forças policiais continuam no local para estabilizar a situação. Durante a ação, foram apreendidos um fuzil calibre 5.56, dois carregadores, um rádio comunicador e uma motocicleta.
Um morador da área expressou seu descontentamento com a insegurança: "A sensação de insegurança é constante. E a gente ser surpreendido com intenso tiroteio da maneira que foi espanta qualquer um. As pessoas correndo para se abrigar e ter que deitar no chão com medo é vergonhoso", afirmou.