Na manhã desta sexta-feira (4), o Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou o plano operacional para garantir a segurança nas eleições municipais deste ano. Com a eleição de vereadores e prefeitos nas 92 cidades fluminenses, 25.567 agentes das polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros estarão atuando para manter a ordem.
A Polícia Militar contará com 22.667 homens distribuídos em 505 viaturas, além de três helicópteros em voos durante o pleito. O secretário da PM, coronel Marcelo de Menezes, ressaltou a preparação da corporação para o pleito eleitoral, com agentes em mais de 180 zonas eleitorais e 4 mil locais de votação.
A Polícia Civil, por sua vez, terá 1.800 policiais civis atuando em reforço nas equipes. O secretário da pasta, delegado Felipe Curi, destacou o foco na coibição de delitos durante o dia da eleição, com reforço na Baixada Fluminense e Zona Oeste.
Além disso, as Forças Armadas serão acionadas para dar suporte logístico e de segurança em 32 cidades do estado. Militares do Exército, Marinha e Aeronáutica terão operações especiais em cerca de 500 locais de votação, especialmente na Baixada Fluminense, onde a presença das Forças Armadas foi solicitada devido à escalada de violência na região. Com esse amplo esquema de segurança, o objetivo é garantir que o pleito eleitoral ocorra de forma tranquila e segura em todo o estado do Rio de Janeiro.