Uma operação conjunta do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) foi deflagrada nesta terça-feira (1º) para desarticular uma quadrilha especializada em aplicar golpes do falso emprego. A ação, batizada de "Vitrine de Ilusões", teve como alvo um grupo criminoso que enganava pessoas em busca de trabalho, prometendo vagas em um hospital privado de Natal e cobrando por cursos falsos.
Agentes cumpriram cinco mandados de busca e apreensão em Duque de Caxias, Rio das Ostras, Itaboraí e Cabo Frio. Segundo as investigações, os criminosos entravam em contato com as vítimas por meio de aplicativos de mensagens, oferecendo empregos e solicitando pagamentos para supostos cursos de capacitação.
A prisão de Marcelo Baiense Varges, ocorrida no último sábado (28) na Baixada Fluminense, reforça a gravidade do problema. O homem, que também aplicava golpes semelhantes, prometendo empregos em estatais, demonstra a extensão da atuação dessas quadrilhas. Algumas vítimas chegaram a contrair empréstimos para pagar pelos cursos falsos.
Mín. 20° Máx. 22°