Sexta, 04 de Outubro de 2024
21°

Neblina

Rio de Janeiro, RJ

Política Yanomami

Força Nacional permanece na Terra Yanomami por mais seis meses

Prorrogação visa combater garimpo ilegal e crise humanitária na maior terra indígena do Brasil

23/09/2024 às 11h52
Por: Elise Ventura
Compartilhe:
Reprodução da internet
Reprodução da internet

Uma nova portaria do Ministério da Justiça, publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (20), estende por mais 180 dias a presença da Força Nacional na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A medida, assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski, tem como objetivo principal dar continuidade às ações de combate ao garimpo ilegal e à crise humanitária que assola a região.

O "Plano de Desintrusão e de Enfrentamento da Crise Humanitária", coordenado pela Casa Civil, será beneficiado com a prorrogação. As ações da Força Nacional, que atuarão em sete comunidades yanomami, incluem o combate a queimadas e a crimes ambientais, além da retirada de garimpeiros.

A permanência da Força Nacional na região, entre 21 de setembro de 2024 e 19 de março de 2025, contará com a colaboração de órgãos de segurança pública de Roraima, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e terá a coordenação da Polícia Federal.

A Terra Yanomami, com seus 9,6 milhões de hectares, enfrenta uma grave crise de saúde devido à invasão de garimpeiros ilegais. A presença desses invasores tem levado ao aumento de casos de malária e desnutrição severa entre a população indígena.

Continua após a publicidade

Desde janeiro de 2023, quando a situação na região foi declarada emergência de saúde, o governo federal tem intensificado as ações para atender os yanomami, como o envio de profissionais de saúde e cestas básicas. No entanto, apesar das operações de combate ao garimpo iniciadas em fevereiro do mesmo ano, os invasores persistem em suas atividades. Estima-se que cerca de 7 mil garimpeiros ainda estejam atuando na área.

Para fortalecer o combate ao garimpo ilegal, 84 agentes da Força Nacional participaram de um treinamento específico em Roraima, no início deste mês. A capacitação, com duração de 22 dias, abordou técnicas para a retirada de garimpeiros e o combate a garimpos ilegais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Boa Vista - RR
Boa Vista - RR
Sobre o município Boa Vista Serviços é uma empresa de informações de crédito que administra um banco de dados que reúne informações comerciais e cadastrais de mais de 130 milhões de empresas e consumidores com abrangência nacional.
Rio de Janeiro, RJ Atualizado às 12h06 - Fonte: ClimaTempo
21°
Neblina

Mín. 20° Máx. 22°

Sáb 22°C 19°C
Dom 23°C 18°C
Seg 23°C 17°C
Ter 25°C 18°C
Qua 23°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes