Desde quarta-feira (11), um incêndio devastador atinge o Monumento Natural Estadual da Serra da Beleza, em Valença (RJ), e agora também chegou ao Quilombo São José da Serra, o mais antigo do estado. A TV Rio Sul esteve no local nesta sexta-feira (13) e relatou que o Corpo de Bombeiros montou uma base operacional para conter o avanço das chamas.
Cerca de 90 bombeiros, de 10 quartéis diferentes, e duas aeronaves, juntamente com agentes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), estão mobilizados para combater o incêndio que ainda não foi controlado na Serra da Beleza. No Quilombo São José da Serra, a situação está controlada, mas o fogo ainda não foi extinto.
Com uma história de 150 anos, o quilombo abriga 118 pessoas, a maioria descendentes de escravizados vindos da Angola e do Congo. Suas casas tradicionais são feitas de adobe, pau-a-pique e teclado de palha, e suas atividades principais são a agricultura e o artesanato. Além disso, o quilombo é conhecido por suas festas tradicionais, como a Festa do Jongo, que celebra a cultura afro-brasileira.
Enquanto isso, o Parque Estadual Serra da Concórdia também está em chamas desde quarta-feira, com uma área devastada equivalente a 300 campos de futebol. O gestor do parque suspeita de incêndio criminoso e equipes de combate ao fogo seguem atuando na região.
Mín. 20° Máx. 22°