O governo elevou para 3,2% a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2024, indicando uma aceleração no ritmo de crescimento da economia brasileira. A informação está no Boletim Macrofiscal divulgado pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda. A previsão anterior era de 2,5% e a nova projeção supera as expectativas do mercado financeiro, que prevê um crescimento de 2,68% para este ano.
Para 2025, o Ministério da Fazenda revisou a projeção do PIB de 2,6% para 2,5%, em decorrência da expectativa de um novo ciclo de alta nos juros pelo Banco Central em 2024. Já para 2026, a perspectiva de crescimento do PIB permanece em 2,6%.
Além disso, o Ministério piorou sua estimativa para a inflação em 2024, elevando o índice previsto de 3,90% para 4,25%. Essa alteração leva em consideração diversos fatores como o câmbio mais depreciado nos preços, a bandeira amarela para as tarifas de energia elétrica no final do ano e o reajuste no piso mínimo para os preços de cigarro.
A revisão das projeções reflete as expectativas do governo em relação ao cenário econômico nos próximos anos e ressalta a importância do acompanhamento e análise constante das variáveis que impactam a economia do país.