O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro registrou 350 focos de incêndio em um único dia e, até o momento, 12 ocorrências de fogo em vegetação permanecem em andamento. O novo comandante-geral da corporação, Tarciso Salles, determinou a criação de um gabinete de crise para gerenciar os incêndios florestais que assolam o estado.
Desde o início do ano, os bombeiros atenderam a 16 mil ocorrências, sendo que os registros de incêndios em vegetação quase dobraram em comparação ao mesmo período do ano anterior. Para combater as chamas, a corporação conta com diversos equipamentos, como motobombas portáteis, bombas costais, foices, enxadas e tanques flexíveis.
O governador Cláudio Castro empossou Tarciso Salles como novo secretário estadual de Defesa Civil, substituindo Leandro Monteiro. Durante a cerimônia de transmissão do cargo, Monteiro afirmou que um repasse milionário para o combate a incêndios florestais foi cancelado pelo governo.
Questionado sobre o veto ao investimento, Castro respondeu que foi um fator administrativo e que os bombeiros têm recursos suficientes para realizar suas atividades. Mais de R$ 1 bilhão foram investidos durante sua gestão, garantiu o governador.
Mín. 20° Máx. 22°