Sábado, 14 de Setembro de 2024
24°

Tempo limpo

Rio de Janeiro, RJ

Polícia Transferência

Megatransferência de Presos em Bangu: Seap Esvazia Cadeia para Reforma Após Descoberta de Túnel

1.063 detentos foram transferidos do Instituto Penal Vicente Piragibe para o Presídio Muniz Sodré, em Bangu, devido à descoberta de um túnel que seria usado para uma fuga em massa.

06/09/2024 às 07h51
Por: Elise Ventura
Compartilhe:
Reprodução da internet
Reprodução da internet

A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) iniciou na manhã desta sexta-feira (6) uma megatransferência de presos no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu. 1.063 detentos foram transferidos do Instituto Penal Vicente Piragibe para o Presídio Muniz Sodré, a cerca de 1 km de distância, mas ainda dentro dos muros do conjunto penal. A transferência foi realizada em micro-ônibus.

A operação foi motivada pela descoberta de um túnel que estava sendo escavado no Vicente Piragibe, tradicionalmente destinado a criminosos condenados do Comando Vermelho. O túnel, que estava sendo cavado perto do parlatório dos advogados, seria usado para uma fuga em massa. A Seap estima que o Vicente Piragibe fique vazio por até 15 dias enquanto a reforma é realizada.

A secretaria informou que vai fazer novas obras para reduzir o tamanho das manilhas e depois concretizá-las, o que deve impedir a passagem de uma pessoa. Após a reforma, o presídio receberá presos de outro perfil.

O plano de fuga foi descoberto na segunda-feira (2) pela Seap após uma suspeita do setor de inteligência. Os presos escavaram até chegar à tubulação de esgoto, por onde pretendiam escapar. Eles usaram ferramentas, como enxadas e pás, e instalaram iluminação para facilitar os trabalhos.

Continua após a publicidade

O mesmo local já foi usado como fuga de 31 presos em 2013. Desde então, grades foram instaladas nas caixas de esgoto, segundo a Seap. Por isso, mesmo que os presos tivessem conseguido sair do Vicente Piragibe, seria difícil escapar de outras áreas do complexo, de acordo coma pasta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários