O Conselho Federal de Medicina (CFM) anunciou o lançamento da plataforma online Atesta CFM, que servirá como um canal para validar atestados médicos emitidos em todo o país. A nova ferramenta tem como objetivo verificar a integridade dos documentos e notificar os usuários em caso de atestados falsos.
Além disso, a plataforma oferece a funcionalidade de enviar automaticamente os atestados emitidos pelos médicos para os empregadores. O sistema começará a ser testado em novembro e se tornará obrigatório para os profissionais da saúde a partir de março de 2025. O serviço estará disponível no site do conselho e por meio de um aplicativo, com versões específicas para médicos, pacientes e empresas.
Os pacientes poderão consultar os atestados em seu nome, as empresas poderão verificar a autenticidade dos documentos e os médicos cadastrados receberão alertas em tempo real sobre os atestados emitidos com seu registro.
Para utilizar o Atesta CFM, os médicos deverão acessar o site https://atesta.cfm.org.br, preencher os dados pessoais e realizar a autenticação. A partir disso, poderão emitir atestados na plataforma, incluindo os Atestados de Saúde Ocupacional (ASO), medicina do trabalho, saúde, comparecimento e acompanhamento.
A plataforma e o aplicativo permitem a emissão de atestados de qualquer lugar, seja em hospitais, clínicas, por telemedicina ou em atendimentos domiciliares. Os documentos são assinados digitalmente pelo médico e enviados para o celular do paciente, ficando imediatamente disponíveis para a empresa.
Os atestados médicos emitidos pela plataforma prescricao.cfm.org.br também serão automaticamente reconhecidos pelo Atesta CFM. Além disso, a plataforma permite a personalização dos documentos com marca, logotipo e design, registro dos locais de trabalho do médico, gestão e histórico das consultas e atestados, assim como o cancelamento de documentos injustificados.
Mín. 22° Máx. 35°