Sábado, 14 de Setembro de 2024
27°

Tempo limpo

Rio de Janeiro, RJ

Política Marielle Franco

Movimento Ocupa Rio de Janeiro lança Agenda Marielle Franco na Maré no próximo sábado (7)

A iniciativa visa multiplicar o legado político deixado pela vereadora carioca. 

04/09/2024 às 18h28
Por: Elise Ventura
Compartilhe:
Reprodução da internet
Reprodução da internet

O movimento Marielle Franco Ocupa  o Rio de Janeiro e realiza, no próximo sábado (7) o lançamento da Agenda Marielle Franco, na Frente Maré, às 16h. A iniciativa visa multiplicar o legado político deixado pela vereadora carioca. 

A agenda é um conjunto de práticas e propostas políticas antirracistas, feministas, LGBTQIANP+, periféricas e populares para serem implementadas nas prefeituras e câmaras municipais, inspiradas nas ações deixadas por Marielle durante sua vida parlamentar e como ativista social. 

Agora, em 2024, será o segundo ciclo de eleições municipais desde que Marielle foi eleita, em 2016, e desde que ela foi brutalmente assassinada em 2018. De lá para cá, o Brasil presenciou o crescimento da extrema direita e os movimentos sociais e de base vêm protagonizando a resistência a uma série de ataques antidemocráticos e fundamentalistas aos direitos a conquistas importantes do povo brasileiro, frutos de décadas de luta. 

“Nesses últimos anos, mais mulheres negras, cis, trans e travestis, comprometidas com os direitos humanos, entraram na política, mas ainda continuamos subrepresentadas e impactadas pela persistência da violência política de gênero e raça”, analisa Lígia.

Continua após a publicidade

Agenda Marielle Franco surgiu com o objetivo de multiplicar o legado de Marielle na política e construir um projeto de país a partir de uma perspectiva coletiva. Em todas as edições da Agenda, são trazidas a sistematização de sete práticas políticas de Marielle que se inspiram no seu legado e devem se comprometer e exercitar no dia a dia da construção política. 

Dentre elas, pode-se destacar a diversificar as equipes dos mandatos; ampliação de alianças com organizações do terceiro setor e instituições públicas comprometidas em garantir o acesso da população aos seus direitos; resgatar e honrar a memória e os passos das que vieram antes, coletivizar os objetivos, não se apropriar, entendendo que o benefício da política deve ser coletivo e não individual, e fomentar uma cultura política de cuidado e participação que acolha e não exclua.

“Em 2020, lançamos a primeira edição da Agenda voltada para as eleições municipais. Já em 2022, contamos com a segunda edição da Agenda, com foco nos cargos das eleições gerais, e construída a partir de uma consulta popular com mais de 100 coletivos, organizações da sociedade civil e movimentos sociais de todo o Brasil”, explica a diretora do IMF.

Ao todo, mais de 200 coletivos, movimentos sociais e organizações participam da edição 2024 da Agenda, dobrando o número de participações de 2022. Também conta-se com a participação, nessa etapa de consulta popular, de diversas ativistas da Rede de Sementes do Instituto Marielle Franco, uma rede de trocas, articulação e fortalecimento que desenvolve ações coletivas para lutar por justiça, defender a memória e multiplicar o legado de Marielle.

Continua após a publicidade

Somente na consulta popular, foram mais de 600 propostas apresentadas para que as candidaturas à vereança e à prefeitura se comprometam a implementar se eleitas. “A partir deste levantamento, priorizamos as propostas de acordo com sua urgência política, sua aplicabilidade e o impacto direto na vida das populações mais vulnerabilizadas”, afirma Lígia Batista.

Já estão abertas as inscrições para as candidaturas à vereança e ao executivo municipal aderirem a este compromisso e para as organizações sociais defenderem e seguirem multiplicando este legado, para isso basta se inscrever no site do Instituto. 

“A Agenda Marielle Franco é uma agenda participativa do futuro. Este projeto de futuro popular e democrático precisa ser amplamente reverberado e defendido por todas as pessoas que sonham com uma realidade melhor e que acreditam que mais que falar sobre Marielle, precisamos fazer como Marielle, lutar como Marielle. Vamos juntes alcançar a cidade e o futuro que queremos!”, finaliza Lígia.

QUEM FOI

Marielle Franco era socióloga, vereadora e ativista dos direitos humanos na cidade do Rio de Janeiro. Na noite do dia 14 de março de 2018, ela e o motorista, Anderson Gomes, foram assassinados quando saíam de uma reunião, no Centro do Rio. Atualmente, mais de 6 anos depois dos assassinatos, nenhum dos envolvidos com o crime foram indiciados.

SERVIÇOS:

Lançamento da Agenda Marielle Franco 2024

07 de setembro, às 16h

Continua após a publicidade

Frente Maré

Rua Projetada D, nº174 -

Salsa e Merengue

Entrada gratuita

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários