A cúpula do Comando Vermelho assumiu a responsabilidade pelo ataque que deixou quatro mortos e um em estado grave na Praça Barão de Drummond, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, no último domingo (18). Segundo o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor Santos, a facção autorizou a ação com o objetivo de retomar territórios e intensificar a guerra contra o Terceiro Comando Puro (TCP), que controla o Morro dos Macacos, localizado próximo à praça.
A investigação da Polícia Civil aponta que a motivação do crime está relacionada à disputa entre as duas facções pelo controle do tráfico de drogas na região. Uma traficante expulsa do Morro dos Macacos teria avisado a bandidos da Mangueira sobre a presença de Pedro Henrique Barbosa, conhecido como Marreco, um dos alvos do ataque.
A praça, que geralmente é frequentada por famílias, foi escolhida pelos criminosos por estar próxima ao território do TCP. O secretário Victor Santos classificou o ataque como uma tentativa do Comando Vermelho de desafiar a segurança pública do Rio de Janeiro.
Mín. 18° Máx. 21°