A forte chuva que atingiu o Rio de Janeiro na madrugada e manhã deste sábado (10) causou diversos transtornos à população. Além de alagamentos e quedas de árvores, a alta turbidez da água interrompeu o abastecimento em parte da Baixada Fluminense.
Água turva suspende abastecimento
A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) informou que a produção de água foi temporariamente paralisada no Sistema Acari, responsável por abastecer parte dos municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Japeri e Queimados. A medida foi necessária para garantir a qualidade da água distribuída à população.
A Águas do Rio, concessionária responsável pela distribuição de água na região, está acompanhando a situação e informou que o abastecimento será normalizado assim que os padrões de qualidade da água forem restabelecidos.
Frente fria e estragos
A chuva intensa foi causada pela chegada de uma frente fria, que trouxe ventos fortes e deixou a cidade em alerta. A Defesa Civil registrou diversos casos de quedas de árvores, alagamentos e deslizamentos de terra.
Um dos acidentes mais graves ocorreu na Lagoa, onde uma árvore caiu sobre um carro, por pouco não atingindo o motorista. Na Zona Sul, um ônibus tombou e foi atingido por outro veículo, deixando duas pessoas feridas.
Previsão do tempo
A previsão para o fim de semana é de tempo instável, com possibilidade de novas chuvas e temperaturas mais baixas. A temperatura na capital fluminense deve variar entre 14°C e 19°C neste sábado.
Recomendações
A Defesa Civil orienta a população a ficar atenta aos alertas e evitar áreas de risco. Em caso de emergência, ligue para o 199.
Mín. 22° Máx. 35°