Em uma estratégia acertada com a direção nacional em abril, o PT selou neste domingo a candidatura de José Camilo Zito em Duque de Caxias (RJ), na Baixada Fluminense. Zito é filiado ao PV e oficializou seu nome na disputa à prefeitura da segunda cidade do estado em número de eleitores, numa federação formada com o PT e o PCdoB. A petista Aline Rangel será vice na chapa.
A convenção contou com a presença de importantes nomes do PT fluminense, como os deputados federais Lindberg Farias e Benedita da Silva, e o ex-secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República e ex-presidente da Alerj, André Ceciliano. Sob gritos de "Fora, Reis", em referência ao seu maior adversário na disputa, Netinho Reis (MDB), os representantes petistas prometeram "todos os recursos" para a administração municipal, ressaltando a parceria com o candidato do PV.
Lindbergh destacou a promessa de apoio de Lula a Caxias, e Zito reforçou o compromisso de restabelecer a ordem na cidade. Segundo a segunda pesquisa Quaest sobre a eleição na cidade, Zito (PV) lidera com 38% das intenções de voto, enquanto Netinho Reis (MDB) aparece com 26%. Em um eventual segundo turno, o candidato do PT superaria o emedebista.
Além de Duque de Caxias, o PT apoiará outros nomes ao centro na Baixada Fluminense, região com quatro dos dez maiores colégios eleitorais do estado. O partido se considera favorito em quatro municípios, destacando Maricá, Japeri, Paracambi e Pinheiral.