O ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, afirmou que o Brasil alcançou uma redução de 85% na fome severa no país. Apesar do avanço, o Brasil ainda se encontra no Mapa da Fome, do qual havia saído em 2014 e retornado em 2019.
Dias acredita que o país poderá sair do Mapa da Fome até o final do mandato de Lula, em 2026. Durante um evento do G20, realizado no Rio de Janeiro, o ministro se baseou nos dados do Relatório das Nações Unidas sobre o Estado da Insegurança Alimentar Mundial (SOFI 2024) para destacar que 14,7 milhões de brasileiros deixaram de passar fome, reduzindo a insegurança alimentar severa de 17,2 milhões para 2,5 milhões.
Além disso, o Brasil se comprometeu a colaborar financeiramente com metade do valor previsto para cumprir as metas de governança da aliança para o combate à fome até 2030. Com um investimento aproximado entre U$18 milhões e 20 milhões, o Brasil se unirá a países como a Noruega e outros dispostos a colaborar nesse desafio global.