O Maracanã dará início a um protocolo para prevenir o assédio contra mulheres a partir desta quinta-feira (11). A medida visa combater o aumento de 23,7% nas ocorrências de violência em dias de jogos de futebol, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
O sistema será implementado pela primeira vez na partida entre Flamengo e Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro, nesta quinta.
Capacitação e aplicativo para auxiliar mulheres
A iniciativa inclui a capacitação da equipe de segurança do estádio para que as mulheres possam identificar a quem recorrer em caso de assédio. Adesivos foram colocados nos banheiros femininos, direcionando as mulheres para uma alternativa digital no aplicativo Rede Mulher.
Objetivo: garantir a segurança das mulheres no estádio
"Queremos que as mulheres que estiverem no estádio em dias de jogos saibam a quem recorrer", afirma Heloísa Aguiar, secretária da Mulher do Estado do Rio de Janeiro. "Esperamos que o projeto mostre para as mulheres que elas podem ir ao estádio de forma segura", complementa Viviane Figueiredo, coordenadora do Movimento Feminino de Arquibancadas do Rio.
Ação se estende para outros estádios
A iniciativa, que já está em vigor nos estádios de São Januário e Nilton Santos, visa garantir a segurança das mulheres em todos os ambientes esportivos do Rio de Janeiro.