A Polícia Civil está investigando Gerlan Anacleto Oliveira como suspeito de ser o mandante do assassinato de um sushiman em Rio das Pedras, Zona Oeste do Rio. Um mandado de prisão foi expedido contra ele, mas o suspeito está foragido.
Ramon de Sousa Reis Pereira foi baleado após uma discussão com um homem, também suspeito de integrar a milícia da região. Gerlan, segundo informações da Delegacia de Homicídios da Capital, presenciou o desentendimento e ordenou a morte do jovem.
Além disso, Gerlan está sendo indiciado em quatro inquéritos por homicídio e ocultação de cadáver de diferentes vítimas na região, incluindo o caso de Nathan Fernandes Pereira, de 19 anos. O motivo do crime, de acordo com a Delegacia de Descoberta de Paradeiros, foi o relacionamento prévio de Nathan com a namorada de Otávio Rodrigues de Brito, um dos réus no processo.
Os moradores de comunidades dominadas pela milícia vivem sob uma "lei do silêncio", de acordo com a delegada Elen Souto, que ressalta o medo de represálias dos criminosos caso colaborem com as autoridades.