Um subtenente da Polícia Militar, identificado como Cláudio Castro da Cruz, de 55 anos, foi baleado no tórax e no braço esquerdo durante uma tentativa de assalto em sua casa, em Vista Alegre, na Zona Norte do Rio, na noite desta sexta-feira (5).
Crime aconteceu após invasão ao quintal
Segundo informações, dois bandidos invadiram o quintal da residência do militar por volta das 20h. Ao perceber a ação dos criminosos pelas câmeras de segurança, Cláudio tentou intervir, mas acabou sendo baleado.
Filha da vítima relata o ocorrido
Uma das filhas do subtenente, que presenciou o crime, relatou que ouviu diversos disparos e, em seguida, os bandidos fugiram do local. Cláudio foi atingido por pelo menos dois tiros e socorrido em estado grave pela esposa para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha.
Subtenente passa por cirurgia e estado de saúde é grave
No hospital, o militar passou por uma cirurgia de emergência. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) ainda não divulgou o estado de saúde de Cláudio, mas, segundo informações de médicos do Hospital Getúlio Vargas, seu quadro é considerado muito grave.
Investigações em andamento
A Polícia Militar informou que policiais do 41º BPM (Irajá) foram acionados para o local após o crime. No local, a filha da vítima confirmou a tentativa de assalto e os disparos contra o pai. A Polícia Civil também esteve no local e realizou perícia, coletando digitais dos bandidos. As imagens das câmeras de segurança da residência estão sendo analisadas para auxiliar na identificação dos criminosos. O caso está sendo investigado pela 27ª DP (Vicente de Carvalho).
Dados preocupantes
Segundo dados do Instituto Fogo Cruzado, nos seis primeiros meses de 2024, 38 policiais militares foram baleados na Região Metropolitana do Rio, dos quais 16 não resistiram aos ferimentos.