Sexta, 12 de Julho de 2024
22°

Neblina

Rio de Janeiro, RJ

Justiça Corru

Advogado renomado é condenado por desvio de indenizações a pescadores no Paraná

A sentença foi publicada pela 1ª Vara Criminal de Paranaguá na sexta-feira (5).

06/07/2024 às 10h45 Atualizada em 06/07/2024 às 10h54
Por: Elise Ventura
Compartilhe:
Reprodução da internet
Reprodução da internet

O advogado Claudio Dalledone Junior, conhecido por atuar em casos de grande repercussão, como do Dr. Jairinho, goleiro Bruno, delegado Erick Busetti, Tatiane Spitzner, e outros, foi condenado a mais de 11 anos de prisão em regime fechado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A sentença foi publicada pela 1ª Vara Criminal de Paranaguá na sexta-feira (5).

Dalledone está entre os 14 condenados pelo desvio de indenizações pagas a pescadores prejudicados por dois acidentes ambientais ocorridos em 2001 no litoral do Paraná. Segundo a sentença, os condenados eram, na época, advogados, contadores, funcionários da Justiça, estudantes de Direito, funcionários de advocacia, ex-cartorário e engenheiro ambiental.

Ele afirmou em nota que apenas atuou como advogado de um dos envolvidos e vai recorrer da sentença, alegando não ter relação com os fatos investigados. As denúncias contra os condenados foram feitas em 2014, a partir da Operação Tarrafa, que apurou os crimes praticados.

As indenizações devidas aos pescadores tiveram origem em dois acidentes ocorridos em 2001: o vazamento de óleo do Poliduto Olapa e de nafta pelo navio Norma. Os incidentes obrigaram os pescadores a deixar de trabalhar, levando a Justiça a determinar o pagamento de indenizações.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários