No último domingo (30), uma picape de uma empresa que transportava embalagens de material radioativo foi furtada na cidade de São Paulo, conforme alerta da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
A Polícia Civil está investigando o caso, registrado inicialmente como furto de veículo no 49º Distrito Policial (DP) de São Mateus, Zona Leste da capital. Até o momento, tanto a picape quanto o material furtado não foram encontrados e nenhum suspeito foi identificado.
A CNEN, órgão do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações sediado em Brasília, emitiu uma nota em seu site oficial na quinta-feira (4) para orientar a população sobre os potenciais riscos à saúde e a importância de manter distância do material radioativo, caso seja encontrado.
O material furtado, contido em embalagens de chumbo que o blindam contra irradiações, incluía um gerador de 68Ge/68Ga e 4 unidades de blindagens de geradores de 99Mo/99mTc exauridos. A manipulação inadequada dessas substâncias pode causar danos à saúde, conforme destacado pela CNEN.
A entidade solicitou que, caso o material radioativo seja avistado, a população mantenha distância segura e entre em contato imediato com a CNEN pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763, além de acionar as autoridades policiais. Todos os dispositivos furtados estavam sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante.
A empresa proprietária do veículo roubado, Medical Armazenagem Logística e Distribuição Ltda, enviou fotos dos produtos furtados para a CNEN. Um dos sócios-proprietários da Medical, Jozino Garcia, esclareceu que os produtos oferecem risco somente se manipulados fora de suas embalagens de proteção.
A CNEN reforçou a gravidade do ocorrido e pediu colaboração da sociedade e das autoridades para localizar o veículo e o material radioativo furtados em São Paulo.
Mín. 21° Máx. 24°