Sexta, 12 de Julho de 2024
22°

Neblina

Rio de Janeiro, RJ

Polícia Desrespeito

Abordagem policial em Ipanema: PMs apontam armas para filhos de diplomatas negros

Os três adolescentes estavam acompanhados de dois garotos brancos, brasileiros. A família de um dos brasileiros denuncia que houve racismo durante a abordagem.

04/07/2024 às 19h10
Por: Elise Ventura
Compartilhe:
Reprodução da internet
Reprodução da internet

Um vídeo chocante registrou o momento em que, na noite desta quarta-feira (4), PMs apontaram armas para três filhos de diplomatas negros durante uma abordagem na Rua Prudente de Moraes, em Ipanema. Os três adolescentes estavam acompanhados de dois garotos brancos, brasileiros. A família de um dos brasileiros denuncia que houve racismo durante a abordagem.

Em um post nas redes sociais, a mãe de um dos adolescentes, Raiana Rondhon, relatou que o grupo de quatro meninos de 13 e 14 anos, em férias no Rio, deixava um amigo na porta de casa quando foi abordado de forma violenta por policiais militares armados. O incidente envolveu adolescentes de três países diferentes (Canadá, Gabão e Burkina Faso). O Itamaraty já foi informado e os consulados no Rio já estão em ação.

Segundo Raiana, a abordagem teve componentes raciais evidentes, com os policiais realizando a ação de forma desproporcional e agressiva. A Secretaria de Estado de Polícia Militar afirmou que os policiais envolvidos portavam câmeras corporais e as imagens serão analisadas para constatar se houve algum excesso por parte dos agentes.

A Ouvidoria da SEPM está disponível para formalização de denúncias através do telefone (21) 2334-6045 ou e-mail [email protected]. O anonimato é garantido. A Corregedoria Geral da SEPM também pode ser contactada através do telefone (21) 2725-9098 ou pelo site https://www.cintpm.rj.gov.br/.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários