Um vídeo chocante registrou o momento em que, na noite desta quarta-feira (4), PMs apontaram armas para três filhos de diplomatas negros durante uma abordagem na Rua Prudente de Moraes, em Ipanema. Os três adolescentes estavam acompanhados de dois garotos brancos, brasileiros. A família de um dos brasileiros denuncia que houve racismo durante a abordagem.
Em um post nas redes sociais, a mãe de um dos adolescentes, Raiana Rondhon, relatou que o grupo de quatro meninos de 13 e 14 anos, em férias no Rio, deixava um amigo na porta de casa quando foi abordado de forma violenta por policiais militares armados. O incidente envolveu adolescentes de três países diferentes (Canadá, Gabão e Burkina Faso). O Itamaraty já foi informado e os consulados no Rio já estão em ação.
Segundo Raiana, a abordagem teve componentes raciais evidentes, com os policiais realizando a ação de forma desproporcional e agressiva. A Secretaria de Estado de Polícia Militar afirmou que os policiais envolvidos portavam câmeras corporais e as imagens serão analisadas para constatar se houve algum excesso por parte dos agentes.
A Ouvidoria da SEPM está disponível para formalização de denúncias através do telefone (21) 2334-6045 ou e-mail [email protected]. O anonimato é garantido. A Corregedoria Geral da SEPM também pode ser contactada através do telefone (21) 2725-9098 ou pelo site https://www.cintpm.rj.gov.br/.