Quarta, 24 de Julho de 2024
18°

Neblina

Rio de Janeiro, RJ

Justiça Falcatrua

Deputado estadual Renato Machado (PT) é denunciado pelo Ministério Público por enriquecimento ilícito em Maricá

Além disso, o deputado estadual é investigado pela Polícia Civil por organização criminosa, desvio de dinheiro público, recebimento de vantagem indevida e lavagem de dinheiro.

04/07/2024 às 16h02
Por: Elise Ventura
Compartilhe:
Reprodução da internet
Reprodução da internet

Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) denuncia Renato Machado por enriquecimento ilícito durante sua gestão na Empresa Pública de Obras de Marica. Além disso, o deputado estadual é investigado pela Polícia Civil por organização criminosa, desvio de dinheiro público, recebimento de vantagem indevida e lavagem de dinheiro.

Segundo as investigações, Renato adquiria terrenos em bairros desvalorizados de Maricá e, utilizando os serviços do município para melhorias, revendia os terrenos com lucro significativo. O MP apontou que a prefeitura também adquiria terrenos de pessoas ligadas a ele com sobrepreço.

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) identificou transações suspeitas de ganhos patrimoniais do deputado, com destaque para a valorização de 227% de um terreno vendido ao município por um preço muito acima do valor original.

Renato Machado é conhecido como "vintinho" pela polícia, devido à exigência de 20% dos valores das obras públicas em Maricá. O deputado já é réu em outro processo relacionado a obras no Hospital Municipal Che Guevara. A defesa de Renato afirma que seu patrimônio é resultado de trabalho árduo e que as autoridades têm acesso a todo seu histórico bancário e fiscal, sem encontrar irregularidades até o momento.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários