Sexta, 12 de Julho de 2024
22°

Neblina

Rio de Janeiro, RJ

Internacional Eleições 2024

Eleição na França: Candidatos desistem em movimento contra extrema-direita

O cenário político se transformou em uma grande negociação entre partidos de centro e de esquerda, com a estratégia da "Frente Republicana" em ação.

02/07/2024 às 22h41 Atualizada em 04/07/2024 às 09h04
Por: Elise Ventura
Compartilhe:
Reprodução da internet
Reprodução da internet

Mais de 200 candidatos desistiram de disputar o segundo turno da eleição para o Parlamento francês em uma tentativa de barrar a vitória da extrema direita. O cenário político se transformou em uma grande negociação entre partidos de centro e de esquerda, com a estratégia da "Frente Republicana" em ação.

Nesta terça-feira (2), o prazo para desistências encerrou com mais de 210 candidatos retirando suas candidaturas, sendo 130 de partidos de esquerda e 83 da coalizão de Macron. O objetivo é fortalecer os candidatos que têm mais chances de vencer a extrema-direita em cada um dos distritos que seguem para o segundo turno.

A lista final de candidatos será divulgada na quarta-feira (3), e a votação decisiva ocorrerá no próximo domingo (7). Caso a extrema-direita obtenha maioria no Parlamento, a política francesa mudará drasticamente, afetando o presidente Macron e suas atribuições.

O Le Monde, principal jornal francês, criticou duramente as propostas da extrema-direita para o combate à imigração, alegando que as medidas discriminatórias vão contra os valores da Constituição. Enquanto Marine Le Pen, líder da Reunião Nacional, demonstra confiança em conquistar a maioria absoluta no Parlamento, o cenário político na França ganha destaque internacional pela sua relevância e possíveis consequências.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários