Na manhã de quinta-feira (20), um homem foi detido por abusar sexualmente de uma mulher no BRT. O incidente aconteceu na linha 46, que conecta a Penha ao Terminal Alvorada. A vítima relatou que o homem iniciou o assédio ao se esfregar nela e mesmo após ser solicitado a se afastar, persistiu até que ela pediu auxílio às outras mulheres presentes no ônibus, que solicitaram ao motorista parar em uma estação com policiais. Alguns passageiros chegaram a reagir e agredi-lo.
O homem desceu na estação de Curicica e foi interceptado por dois guardas do BRT Seguro, levado posteriormente à delegacia. Este caso ocorreu um dia após uma jovem de 25 anos ter sido importunada sexualmente em um trem da Supervia, onde o agressor também foi preso.
De acordo com o programra BRT Seguro, que iniciou em junho de 2021, 57 prisões por assédio ou importunação sexual já foram efetuadas. O Instituto de Segurança Pública (ISP) reportou que apenas no ano passado, 840 casos do crime foram registrados no Estado do Rio de Janeiro, com 93,5% das vítimas sendo do sexo feminino.
A Mobi-Rio, responsável pela administração do BRT, orienta que em casos de importunação sexual, os passageiros devem comunicar o motorista imediatamente. Este, por sua vez, é instruído a conduzir o veículo até o centro de controle operacional, onde as devidas providências serão tomadas pelos agentes de segurança.