Sexta, 12 de Julho de 2024
21°

Tempo nublado

Rio de Janeiro, RJ

Polícia Extorsão

Polícia prende 3 em operação contra tráfico na Ilha do Governador

Extorsão do tráfico a motoristas na Ilha começou em 2021 e contava com adesivos numerados e rondas em motos iguais às da PM

20/06/2024 às 14h19
Por: Elise Ventura
Compartilhe:
Reprodução da internet
Reprodução da internet

O tráfico de drogas do Morro do Dendê começou a cobrar em 2021, ainda na pandemia, o “pedágio” de motoristas e mototaxistas que quisessem circular na Ilha do Governador.

Para tal, criminosos imprimiram uma série de adesivos numerados para identificar quem estava com as taxas em dia e faziam rondas pelo bairro com motos em tons de azul, semelhantes às da PM.

Os investigadores da 37ª DP (Ilha) aprenderam dezenas desses adesivos. O desenho é de uma ilha com um coqueiro acompanhado de um número. O “selo” devia ser colado no para-brisa.

O motorista que fosse pego sem o adesivo era rendido e levado ao alto do Dendê, onde era forçado a pagar o pedágio. Do contrário, o veículo era danificado ou mesmo retido até que o dinheiro fosse entregue.

Continua após a publicidade

"Essa investigação vem de alguns meses. Identificamos os criminosos e pedimos os mandados de prisão. Apreendemos manuscritos com telefones e vamos investigar se são vítimas já cadastradas por eles", disse o delegado Felipe Santoro, da 37ª DP.

"Um compromisso do governo do Estado do Rio de Janeiro é que o controle territorial e o exercício da violência é privativo do estado. Quem manda no RJ é a população fluminense. Quem ousar atacar esse tipo de instituto e desafiar o estado nesse sentido vai receber a reprimenda", declarou o secretário de Polícia Civil, Marcus Amim.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários