Um líder espiritual foi detido nesta quarta-feira (19) sob suspeita de abuso sexual contra um jovem dentro de um local de culto em Seropédica, na Baixada Fluminense.
José Antônio Soares Penedo foi encontrado no Morro do Carvão, em Itaguaí, onde foi preso por estupro de vulnerável conforme determinação judicial. A mãe do adolescente de 16 anos fez a denúncia no final de abril.
Segundo a denúncia, após uma celebração no local de culto, o líder espiritual pediu para o jovem passar a noite lá, alegando que ele precisava de uma limpeza espiritual. A mãe, sem suspeitar de nada, permitiu, já que José Antônio era conhecido desde a infância do garoto.
Na primeira noite, o jovem dormiu em um colchão no quarto do líder espiritual. Na segunda noite, o homem o convidou a dormir em sua cama. Por volta de 1h30 do dia 23 de abril, o adolescente acordou com José Antônio tirando suas roupas e tocando suas partes íntimas.
Muito assustado, o jovem enviou uma mensagem para a mãe. "Ontem ele [líder espiritual] disse para eu dormir em sua cama. Quando estava prestes a dormir, ele me abraçou. Ao despertar, o vi mexendo em minhas partes íntimas."
Após o ocorrido, o líder espiritual desapareceu e excluiu suas redes sociais.
Em depoimento, o homem negou as acusações.
José Antônio Soares Penedo negou as acusações aos investigadores, alegando que na noite do crime havia tomado muitos remédios tranquilizantes e dormido, apenas descobrindo as acusações na manhã seguinte.
Em nota enviada à , Penedo também contestou as acusações, sugerindo que o jovem possa ter inventado tudo devido a influência de um tio que teve um relacionamento com o líder espiritual e não aceitou o término. Ele destacou ainda que se recusou a emprestar R$ 20 ao adolescente, apontando isso como possível motivo para as alegações.