Sexta, 12 de Julho de 2024
22°

Neblina

Rio de Janeiro, RJ

Polícia Contaminação ambient

Moradores do Barão do Amapá em Duque de Caxias acreditam que colocação de lápides em rua de barro não foi aleatória

Moradores da região suspeitam que a pessoa responsável pelo ato conhece a área da cidade, enquanto o município especula que o endurecimento das barreiras sanitárias pode ter levado ao descarte irregular no local.

20/06/2024 às 13h24
Por: Elise Ventura
Compartilhe:
Reprodução da internet
Reprodução da internet

A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente abriu um inquérito para investigar a colocação de lápides de cemitério em buracos de uma rua de barro no Barão do Amapá, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Moradores da região suspeitam que a pessoa responsável pelo ato conhece a área da cidade, enquanto o município especula que o endurecimento das barreiras sanitárias pode ter levado ao descarte irregular no local.

Durante diligências no local e nos cemitérios da região, a Delegacia tenta apurar a origem das lápides utilizadas para tapar os buracos na Rua da Petrobras. Os moradores relatam conviver há muito tempo com os buracos da via e agora se preocupam com os riscos que o material das lápides pode trazer, especialmente para as crianças que brincam na rua.

"A pessoa para jogar aqui, tem que conhecer a região", destaca o pedreiro Vilmar Gomes.

Necrochorume e crimes ambientais

Continua após a publicidade

Anderson Ribeiro, especialista em Direito Ambiental, alerta sobre os perigos do contato com o material das lápides dos cemitérios. O necrochorume, resultado da decomposição dos cadáveres nos cemitérios, pode gerar riscos à saúde da população local, além de contaminar o solo e a água.

O descarte de material desse tipo no meio da rua é considerado um crime ambiental, passível de até 5 anos de prisão. Os moradores relatam ter solicitado que a prefeitura retirasse os restos de lápides da rua, mas foram informados de que a responsabilidade seria da Petrobras, proprietária do terreno. A prefeitura de Duque de Caxias nega ter envolvimento na situação, enquanto a Transpetro, responsável pelo terreno, garante fazer vistorias periódicas e dialogar com os moradores sobre denúncias de lixo no local.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Duque de Caxias - RJ
Duque de Caxias - RJ
Sobre o município Duque de Caxias é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, Região Sudeste do país. Localiza-se na Baixada Fluminense, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, estando situado a 15 km da capital estadual. A cidade conta com cobertura completa no portal ND1, estando dentro da editoria municípios.
Rio de Janeiro, RJ Atualizado às 10h05 - Fonte: ClimaTempo
22°
Neblina

Mín. 20° Máx. 23°

Sáb 23°C 20°C
Dom 27°C 19°C
Seg 23°C 19°C
Ter 23°C 18°C
Qua 22°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes