Durante a operação na manhã desta quinta-feira (20) em Donana, na Baixada Campista, um centro de monitoramento para vigiar policiais foi desativado. De acordo com o delegado Alexandro Netto, a ação resultou na cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão, na prisão de um homem e uma mulher, e na condução de cinco pessoas para a delegacia. A operação, denominada Hermes, contou com o apoio da Polícia Militar, com um total de 36 policiais envolvidos.
A central desativada transmitia em tempo real as imagens da comunidade, controlando a entrada e saída de pessoas, bem como a presença dos policiais. O delegado destacou que o objetivo da ação era desarticular uma organização criminosa que realizava tráfico de drogas e extorsão de comerciantes. A informação sobre a existência da central de monitoramento levou à sua desativação, que monitorava toda Donana.
Durante a incursão na casa onde funcionava o centro de monitoramento, os policiais encontraram dois pit bulls no quintal, material do tráfico de drogas, equipamentos eletrônicos e uma espada ninja. Segundo o delegado, a espada era utilizada para coagir e ameaçar, demonstrando poder aos envolvidos no tráfico de drogas e aos comerciantes da região.