Sexta, 12 de Julho de 2024
21°

Tempo nublado

Rio de Janeiro, RJ

Política Desenvolvimento

Posse de Magda Chambriard como presidente da Petrobras

A nova dirigente da estatal assume o cargo em solenidade nesta quarta-feira (19) no Rio de Janeiro, com a presença de Lula

19/06/2024 às 18h52
Por: Elise Ventura
Compartilhe:
Reprodução da internet
Reprodução da internet

Durante cerimônia de posse como presidente da Petrobras, Magda Chambriard prometeu prezar por "resultados empresariais robustos" e manter uma visão alinhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A nova dirigente da estatal assume o cargo em solenidade nesta quarta-feira (19) no Rio de Janeiro, com a presença de Lula.

Engenheira e profissional de carreira da companhia, Magda foi indicada para a função pelo chefe do Planalto após a demissão de Jean Paul Prates do cargo, em maio.

Posicionamento em relação à exploração na margem equatorial e Ibama.

A nova presidente, em meio a um embate com o Ministério do Meio Ambiente chefiado por Marina Silva, defendeu a exploração de petróleo na margem equatorial, que engloba parte da Amazônia. A região é considerada a mais nova fronteira exploratória brasileira em águas profundas e ultraprofundas. Em maio, o Ibama negou o pedido de licença da Petrobras para perfurar poço de petróleo no litoral do Amapá, o que gerou controvérsias.

Continua após a publicidade

Dividendos e gestão estratégica na Petrobras

Para a nova presidente, a Petrobras deve adotar uma postura respeitando a lógica empresarial em relação à distribuição de dividendos, questão constantemente debatida nas últimas gestões da empresa. Magda enfatizou a importância de gerar lucro, atender aos interesses dos acionistas públicos e privados e seguir uma visão estratégica para o desenvolvimento nacional.

Acordos de financiamento e infraestrutura

Antes da posse, o presidente Lula assinou acordos de financiamento para o Rio de Janeiro, totalizando mais de R$ 1 bilhão, com o objetivo de investir em obras de infraestrutura e no sistema de BRT na cidade.

Continua após a publicidade

Currículo e experiência

Formada em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado em engenharia química, Magda Chambriard possui especializações em diversas áreas relacionadas à indústria petrolífera. Com mais de 20 anos de experiência na Petrobras, ela assumiu a presidência com o compromisso de buscar resultados empresariais sólidos e alinhados às expectativas do mercado e do Brasil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários