Sexta, 14 de Junho de 2024
20°

Tempo limpo

Rio de Janeiro, RJ

RJ Notícias Dengue

Governo do Rio de Janeiro declara fim da epidemia de dengue

Número de casos da doença atinge menor índice desde início da epidemia em fevereiro, com queda de 57% entre abril e maio

11/06/2024 às 19h13
Por: Elise Ventura
Compartilhe:
Reprodução da internet
Reprodução da internet

O Governo do Rio de Janeiro oficializou o fim da epidemia de dengue após uma redução contínua nos casos da doença em todas as regiões do estado ao longo de mais de quatro semanas. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (11).

O governador Cláudio Castro (PL) havia decretado a epidemia em fevereiro, quando o estado registrou mais de 91 mil casos prováveis da doença, com o maior número em apenas uma semana, entre 18 e 24 de fevereiro, com 27 mil registros.

Em março, foram notificados 85 mil casos, número que diminuiu para 42 mil em abril. A queda foi ainda mais significativa em maio, com 18 mil registros - uma redução de 57% em relação ao mês anterior.

"A redução nos índices atuais é a maior desde o início da epidemia de dengue em todas as regiões do nosso estado, o que nos levou a revisar a medida", afirmou a secretária de Saúde, Claudia Mello.

Continua após a publicidade

Ela salientou, no entanto, a importância da população manter os cuidados, verificando semanalmente suas residências para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Na última semana epidemiológica analisada pelos especialistas da secretaria, de 26 de maio a 1º de junho, foram registrados 1.467 casos prováveis de dengue. Desde janeiro deste ano até 10 de junho, foram contabilizados 268.947 casos e 178 mortes pela doença.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários