Sábado, 22 de Junho de 2024
20°

Neblina

Rio de Janeiro, RJ

Meio Ambiente Regeneração

Jardim Gramacho: Vida renascendo em meio ao antigo lixão

Após décadas de degradação, área recebe programa de reflorestamento e manejo, e fauna local começa a retornar.

11/06/2024 às 09h59 Atualizada em 11/06/2024 às 10h12
Por: Elise Ventura
Compartilhe:
Reprodução da internet
Reprodução da internet

O antigo Aterro sanitário de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, que por quase 40 anos recebeu lixo de toda a Região Metropolitana do Rio, começa a apresentar sinais animadores de recuperação. Graças a um programa de reflorestamento e manejo ambiental, a área degradada estão se transformando em um novo refúgio para a fauna local.

Jacarés, capivaras, lagartos, caranguejos e gaviões estão entre as espécies que aos poucos retomam ao seu habitat natural no Jardim Gramacho. O retorno da fauna são um indicador importante do sucesso do programa de recuperação ambiental, que vem sendo realizado com a consultoria do biológo Mario Moscatelli.

Um dos pilares do programa de recuperação ambiental do Jardim Gramacho são o reflorestamento. Nos últimos quatro anos, cerca de 150 mil mudas de  tipos de mangue branco, vermelho e negro“ foram plantadas na área. Essa iniciativa tem contribuido para a recomposição da flora local e, consequentemente, para o retorno da fauna.

O retorno dos caranguejos ao manguezal do Jardim Gramacho é um exemplo concreto dos resultados positivos do programa de recuperação ambiental. Segundo Rômulo Ferreira, engenheiro da Statled Brasil, administradora do aterro, "com o plantio das mudas de mangue, os caranguejos, que andavam sumidos, voltaram com força".

Continua após a publicidade

Os resultados animadores do Jardim Gramacho servem como um exemplo inspirador para a recuperação de outras áreas degradadas no Brasil. O caso demonstra que, com praticas adequadas e compromisso com a preservação ambiental, é possível restaurar ecossistemas e devolver vida à fauna e flora local.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Duque de Caxias - RJ
Duque de Caxias - RJ
Sobre o município Duque de Caxias é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, Região Sudeste do país. Localiza-se na Baixada Fluminense, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, estando situado a 15 km da capital estadual. A cidade conta com cobertura completa no portal ND1, estando dentro da editoria municípios.
Rio de Janeiro, RJ Atualizado às 04h04 - Fonte: ClimaTempo
20°
Neblina

Mín. 20° Máx. 28°

Dom 31°C 21°C
Seg 32°C 22°C
Ter 24°C 21°C
Qua 30°C 20°C
Qui 26°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes