Policiais civis da 81ª DP (Itaipu) prenderam três homens em um prédio na Rua Laura de Araújo, na Cidade Nova, região central do Rio, na manhã desta quarta-feira (5).
Um dos presos, identificado como Rodrigo Mendonça de Carvalho, era procurado por extorquir o dono de um estacionamento na mesma rua. Segundo a polícia, ele exigia um pagamento mensal de R$ 5 mil a traficantes do Complexo de São Carlos, também na região central, em troca de "proteção".
As investigações começaram após o empresário denunciar as ameaças à polícia. Ele relatou que traficantes foram até o local e o ameaçaram de morte caso não pagasse a quantia exigida. A vítima tentou negociar, mas os criminosos não aceitaram e ordenaram que ele fosse morto.
Na operação, Rodrigo Mendonça de Carvalho foi preso junto com Felipe Ferreira Franco, de 23 anos, e João Tomaz da Silva, de 20. Os três foram detidos por tráfico de drogas e porte ilegal de arma. Com eles, foram apreendidas drogas, duas pistolas, carregadores, celulares e um cinto tático.
A polícia também cumpriu um mandado de busca e apreensão na Penitenciária Industrial Esmeraldino Bandeira, na cela do traficante Anderson Rosa Mendonça, conhecido como Coelho. Ele é apontado como chefe do tráfico de drogas no Complexo do São Carlos e teria ordenado a extorsão ao dono do estacionamento. Um celular foi apreendido na cela de Coelho.