Com 813 internações e 29 mortes por gripe na cidade do Rio de Janeiro até o momento, a Prefeitura do Rio decidiu prorrogar a campanha de vacinação contra a doença. A campanha, que inicialmente terminaria nesta sexta-feira (31), seguirá enquanto durarem as doses.
A decisão foi tomada devido ao alto número de casos da doença este ano, que já supera 800 internações. A vacina é gratuita e disponível para pessoas com mais de 6 meses de idade. Até quinta-feira (30), apenas 29,69% da população do estado do Rio havia tomado a dose contra a gripe.
Nesta sexta-feira, o super centro de vacinação em Botafogo ficou lotado, com filas que só diminuíram à tarde. As clínicas da família, que também aplicam a vacina, não estavam abertas nesta sexta devido ao ponto facultativo. Para agilizar a imunização, a vacina também foi aplicada em drive-thru.
A vacinação contra a gripe continua na capital fluminense até que o estoque de doses seja esgotado. Atualmente, ainda há 200 mil doses disponíveis. A Secretaria Municipal de Saúde afirma que essa quantidade é suficiente para vacinar os cariocas durante todo o inverno, período em que as doenças respiratórias são mais comuns.
Super centro de vacinação de Botafogo (Zona Sul): aberto até as 22h
Super centro de vacinação de Campo Grande (Zona Oeste): aberto todos os dias
Postos de saúde e clínicas da família (a partir de sábado)
A vacina contra a gripe é gratuita e disponível para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade. Para se vacinar, basta levar um documento de identidade e o cartão de vacinação.
Prevenção contra a gripe:
Lavar as mãos com frequência com água e sabão
Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar
Evitar contato com pessoas doentes
Manter os ambientes ventilados.