Sábado, 22 de Junho de 2024
20°

Neblina

Rio de Janeiro, RJ

RJ Notícias Águas do Rio

São João de Meriti: Água em tempo real para garantir qualidade e regularização do abastecimento

A iniciativa, que torna o município o primeiro da região a contar com telemetria em 100% das principais estruturas do sistema, permitirá o monitoramento em tempo real da pressão, vazão e qualidade da água, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

29/05/2024 às 14h02
Por: Elise Ventura
Compartilhe:
Águas do Rio
Águas do Rio

A Águas do Rio investe R$ 2 milhões em tecnologia de ponta para modernizar o sistema de abastecimento de água em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. A iniciativa, que torna o município o primeiro da região a contar com telemetria em 100% das principais estruturas do sistema, permitirá o monitoramento em tempo real da pressão, vazão e qualidade da água, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Monitoramento completo para um fornecimento eficiente

 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Com a nova tecnologia, a empresa terá acesso a informações precisas sobre a distribuição de água em diferentes pontos da cidade, possibilitando a identificação rápida de falhas e vazamentos, além de otimizar o controle da pressão e do volume de água fornecido. Isso significa um abastecimento mais regular e com qualidade para os moradores de São João de Meriti.

 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Investimentos em infraestrutura garantem precisão do monitoramento

 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Para garantir a precisão do monitoramento, a Águas do Rio realizou uma série de intervenções na rede de abastecimento do município, incluindo:

Recuperação do sistema de macromedição: 23 macromedidores foram recuperados, permitindo a medição precisa da quantidade de água em diferentes pontos da rede.

Implantação de novas válvulas: Válvulas modernas foram instaladas nas adutoras, possibilitando o controle remoto do fluxo de água e a identificação de perdas.

Automação da válvula da Adutora Principal da Baixada Fluminense: Essa intervenção já está em operação e garante um fornecimento mais estável de água para São João de Meriti.

Instalação de medidores de pressão: 38 medidores de pressão foram instalados em pontos estratégicos da rede, permitindo o monitoramento da pressão da água em diferentes regiões do município.

Melhorias nas unidades de bombeamento: As 51 unidades de bombeamento do município estão sendo monitoradas em tempo real, com controle remoto das bombas nas quatro maiores unidades.

Manutenção em medidores de vazão: A manutenção dos medidores de vazão em três reservatórios importantes (Coelho da Rocha, Jardim Meriti e São Mateus) garantiu um monitoramento mais preciso do nível da água.

Instalação de equipamentos de telemetria no reservatório de Vilar dos Teles: Até dezembro, a instalação desses equipamentos permitirá o monitoramento em tempo real do nível da água no reservatório.

Continua após a publicidade

Resultados concretos para os moradores

As ações da Águas do Rio já estão impactando positivamente a vida dos moradores de São João de Meriti. Euzir Aguiar, morador da Rua do Catete há décadas, relata a mudança no seu dia a dia: "Eu vivia tempos difíceis, sem água em casa. Agora, a situação melhorou muito. A pressão da água está mais forte e podemos ter água tratada em casa. É uma felicidade poder abrir a torneira e ter água de qualidade".

Compromisso com a qualidade de vida

A modernização do sistema de abastecimento de água em São João de Meriti faz parte do compromisso da Águas do Rio em oferecer um serviço de qualidade para seus clientes. A empresa investe continuamente em tecnologia e infraestrutura para garantir o fornecimento de água potável e segura para a população.

Sobre a Águas do Rio

A Águas do Rio é uma concessionária de água e esgoto que atende a mais de 4,5 milhões de pessoas em 39 municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A empresa investe continuamente em tecnologia e infraestrutura para garantir o fornecimento de água potável e segura para a população, além de coletar e tratar o esgoto de forma eficiente e ambientalmente responsável.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários