Sábado, 22 de Junho de 2024
20°

Neblina

Rio de Janeiro, RJ

Meio Ambiente Tecnologia

FPSO Marechal Duque de Caxias chega ao Brasil vindo da China e segue para o campo de Mero

No campo de Mero, a unidade será conectada aos poços e equipamentos submarinos, aumentando a capacidade instalada de produção do campo para 590 mil barris diários de petróleo.

28/05/2024 às 15h50
Por: Elise Ventura
Compartilhe:
Reprodução da internet
Reprodução da internet

O navio-plataforma FPSO Marechal Duque de Caxias chegou ao Brasil nesta segunda-feira (27) após uma viagem da China. Com capacidade para produzir até 180 mil barris de óleo e comprimir até 12 milhões de metros cúbicos de gás diariamente, a unidade está rumo ao campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, onde será instalada e entrará em operação no segundo semestre deste ano.

Saindo do estaleiro em Yantai, na China, em fevereiro, o FPSO fez uma parada nas Ilhas Maurício, na África, para troca de tripulação e movimentação de carga antes de chegar ao Brasil. No campo de Mero, a unidade será conectada aos poços e equipamentos submarinos, aumentando a capacidade instalada de produção do campo para 590 mil barris diários de petróleo.

Além disso, o Sistema de produção do FPSO prevê a interligação de 15 poços à unidade, incluindo produtores de óleo e injetores de água e gás, por meio de uma infraestrutura submarina composta por dutos rígidos e flexíveis, além de umbilicais de controle. 

Parte do 3º sistema de produção definitivo de Mero, a Petrobras pretende implementar, a partir de 2028, a tecnologia HISEP no FPSO Marechal Duque de Caxias para a separação do óleo e do gás no fundo do oceano, reinjetando o gás rico em CO2 de forma pioneira. A unidade também possui outras tecnologias para diminuição de emissões, como o CCUS (Carbon Capture, Utilization and Storage), reinjetando o gás rico em CO2 no reservatório.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários