Sábado, 22 de Junho de 2024
20°

Neblina

Rio de Janeiro, RJ

RJ Notícias Vacinação

Vacinação contra a covid-19 atualizada para a cepa XBB e campanha de vacinação contra a poliomielite iniciam no Rio de Janeiro

A campanha é direcionada, inicialmente, para idosos com 85 anos ou mais, com previsão de abranger outras faixas etárias nas próximas semanas, de forma escalonada, de acordo com o envio de doses pelo Ministério da Saúde.

28/05/2024 às 10h16
Por: Elise Ventura
Compartilhe:
Reprodução da internet
Reprodução da internet

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) dá início, nesta terça-feira (28), à vacinação contra a covid-19 atualizada para a cepa XBB, subtipo da variante ômicron predominante nas análises de sequenciamento genômico. A campanha é direcionada, inicialmente, para idosos com 85 anos ou mais, com previsão de abranger outras faixas etárias nas próximas semanas, de forma escalonada, de acordo com o envio de doses pelo Ministério da Saúde.

A vacina estará disponível em todas as 238 clínicas da família e centros municipais de saúde pela cidade, bem como no Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, e no Super Centro Carioca de Vacinação de Campo Grande, no ParkShoppingCampoGrande. Além disso, a atual etapa da campanha inclui a imunização de idosos residentes em institutos de longa permanência para idosos (ILPI).

Por outro lado, a campanha de vacinação contra a poliomielite também teve início na última segunda-feira (27), direcionada a crianças de 1 a 4 anos de idade em dia com o esquema básico de vacinação. O objetivo é reduzir o risco de reintrodução da doença no país e aumentar a cobertura vacinal, uma vez que a poliomielite ainda é endêmica em países como Paquistão e Afeganistão.

A meta no Rio de Janeiro é vacinar 237 mil crianças nessa faixa etária, correspondente a 95% da população alvo de 248 mil indivíduos. A imunização é realizada em todas as unidades de saúde municipais, além dos Super Centros Cariocas de Vacinação. A campanha segue até o dia 14 de junho, e é fundamental que os responsáveis levem a caderneta ou comprovante de vacinação das crianças para avaliação da situação vacinal.

Continua após a publicidade

A adesão à vacinação é essencial para o controle das doenças em questão, ressaltando a importância da imunização como medida preventiva. Para mais informações sobre os locais de vacinação, acesse prefeitura.rio/ondeseratendido. Junte-se a nós nessa luta pela saúde e prevenção.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários