Sexta, 14 de Junho de 2024
22°

Tempo limpo

Rio de Janeiro, RJ

RJ Notícias Vencedor farejador

Cão da Guarda Municipal conquista 1º lugar em competição de faro de entorpecentes

Oreon supera outros 10 cães farejadores e leva o título para casa

27/05/2024 às 14h46
Por: Elise Ventura
Compartilhe:
Reprodução da internet
Reprodução da internet

Um cão da raça pastor belga da Guarda Municipal  conquistou o primeiro lugar na competição de faro de entorpecentes realizada Oreon, treinado pelos guardas municipais André Luiz de Oliveira e Danilo Figueiroa, superou outros 10 cães farejadores de diferentes instituições, incluindo guardas municipais de outras cidades, a Polícia Penal e o Exército.

"É muito importante essa interação com os outros órgãos de segurança pública", afirma André Luiz. "Em eventos como esse, podemos conversar sobre os problemas que cada instituição enfrenta, trocar experiências e fazer networking. Isso nos ajuda a resolver problemas e melhorar nosso trabalho."

Treinamento rigoroso para um faro impecável

Danilo Figueiroa explica que Oreon recebe treinamento constante para buscar um odor específico, que também foi utilizado na competição. "É um odor que a gente sempre trabalha com ele. Geralmente são entorpecentes, mas aqui na competição usamos um odor sintético. Ele precisa localizar e marcar o odor da bolsa certa."

Continua após a publicidade

Para motivar Oreon durante o treinamento e a competição, Danilo utiliza um método de recompensa. "Quando ele encontra o que foi mandado procurar, ele ganha uma bolinha para brincar. É a forma que a gente tem de premiá-lo pelo acerto."

A vitória de Oreon na competição é um reconhecimento do trabalho dedicado dos guardas municipais André Luiz e Danilo, além de destacar a importância do treinamento dos cães farejadores para a segurança pública.

Número de participantes: 11 cães farejadores

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários