A Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) iniciou na manhã desta terça-feira (12) uma audiência com o secretário estadual de Segurança Pública (Seseg), o delegado federal Victor Cesar Carvalho dos Santos.
Santos reconheceu que há defasagem nos quadros das polícias Civil e Militar e afirmou que o estado, atualmente, precisa de mais 20 mil PMs e 5 mil policiais civis. Os parlamentares lembraram que se, por acaso, existisse um concurso para as polícias neste ano, os novos agentes só iriam para as ruas no final de 2025.
Hoje, são 43 mil PMs e 8 mil policiais civis na ativa.
No encontro, os deputados estaduais debatem o plano de ações visando a reduzir a criminalidade durante o verão. A reunião foi marcada em resposta aos recentes incidentes em Copacabana — como a agressão a um empresário durante um arrastão.
Segundo os parlamentares, a participação de Victor Santos na reunião era “fundamental” para uma discussão “ampla e democrática” sobre garantir a segurança aos moradores e turistas do Rio de Janeiro.
Além de Victor, os parlamentares convidaram os secretários das polícias Militar e Civil, mas eles não compareceram e mandararam representantes.