As chuvas dos últimos dias encerraram a sequência de incêndios que devastou mais de um milhão de hectares do Pantanal . Imagens de satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe) mostram que não há nenhum foco de fogo no bioma nesta segunda-feira (20).
Dos dias 12 a 19 de novembro, os satélites do Inpe registraram 1086 focos de fogo no bioma. Nesta segunda-feira (20), o número de pontos de alerta zerou. Neste ano, mais de 1 milhão de hectares foram consumidos pelas chamas no Pantanal.
Imagens dos satélites do Inpe mostram a atual situação no bioma. Na imagem abaixo é possível ver inúmeros pontos vermelhos (focos de fogo) na semana passada. Já nesta segunda, a situação é diferença.
As chuvas deram uma espécie de respiro ao bioma que vinha sofrendo com as queimadas. Especialistas explicam que a falta da chuva e os efeitos El Niño contribuíram para que a situação se maximizasse no bioma neste mês.
De acordo com o meteorologista Guilherme Borges existem regiões isoladas em que não se pode atribuir a culpa dos incêndios à ação humana.
"As pancadas de chuva na região não acumulam valores significativos e geralmente estão
De acordo com o meteorologista Guilherme Borges existem regiões isoladas em que não se pode atribuir a culpa dos incêndios à ação humana.
"As pancadas de chuva na região não acumulam valores significativos e geralmente estão acompanhadas por raios. Quando esses raios atingem o solo e entram em contato com a vegetação já muito seca, favorecem a ocorrência de queimadas. Outro fator importante são os ventos, que ajudam a espalhar o fogo com mais facilidade", explica.
Mesmo com o fim do fogo, vários bombeiros seguem em atuação no bioma para trabalho de rescaldo. O rescaldo é um trabalho cujo objetivo é eliminar todos os focos remanescentes que possam reacender as chamas.
Em Mato Grosso do Sul, 72 militares continuam de prontidão realizando monitoramento de toda a região atingida. Na última semana, três aeronaves apoiaram os trabalhos de combate às chamas. Entretanto, apenas as chuvas dos últimos dias foram capazes de amenizar a situação crítica no Pantanal.
Em Mato Grosso, de domingo para segunda-feira (20), a temperatura caiu de 42°C para cerca de 35° C na região. A chuva que caiu sob o Pantanal Norte diminuiu a temperatura e aumentou da umidade relativa do ar.
Nas últimas semanas, os incêndios no Pantanal devastaram área significativa do bioma. Os números do Inpe aponta que o fogo já consumiu mais de um milhão de hectares da biodiversidade, o triplo do que foi registrado no ano de 2022 inteiro. É o pior novembro em número de incêndios em 21 anos.
O Pantanal abriga uma diversidade única, incluindo várias espécies ameaçadas, ao todo são:
3,5 mil espécies de plantas
325 espécies de peixes
53 espécies de anfíbios
98 espécies de répteis
656 espécies de aves
159 tipos de mamíferos