Não é de hoje que os empresários do varejo supermercadista investem cada vez mais nas chamadas Rádios de Mercado que também são conhecidas por outros nomes como Rádio Interna, Rádio Indoor ou simplesmente Rádio Ambiente. De acordo com expectativas de mercado, elas aumentam e muito o volume de vendas e fazem o marketing das empresas trilharem um caminho benéfico para as marcas que a utilizam.
Este artigo aborda:
As grandes empresas do gigante setor que movimenta bilhões como o Carrefour, Extra, Assaí Atacadista e outras big marcas não abrem mão de tal ferramenta, separando verbas do marketing para o investimento mensal nela. Mas será mesmo que à Rádio de Mercado (Rádio Interna) funciona ao ponto de melhorar o volume de vendas dos estabelecimentos, principalmente os Supermercados? É exatamente essa resposta que o ND1 Negócios, editoria especializada do Portal ND1 foi em busca com um levantamento exclusivo ouvindo 60 gerentes e proprietários de supermercados do Rio de Janeiro.
Eles responderam a um questionário com 5 perguntas, e através das respostas podemos concluir os resultados que reproduziremos abaixo nessa reportagem. Para 90% dos entrevistados a ferramenta de Mídia Indoor conhecida por Rádio de Mercado aumentou as vendas nos PDV's em média 25% e em alguns casos chegaram à incríveis 40% de incremento em vendas.
Para Jonathan Alves do Amaral gerente de supermercado da Barra da Tijuca-RJ há mais de 15 anos, por ser um local de grande movimentação, os mercados tem vantagens ao usar a ferramenta por que, as pessoas já estão ali para comprar, elas só precisam saber o que e quais as promoções e produtos em destaque, a Rádio de Mercado só os faz lembrar disso.
"Aqui passam muitas pessoas para fazer as compras da semana e do mês, só que a lista é tão grande que os clientes acabam esquecendo um item ou outro, fora que tem gente que nem pensava em comprar um determinado produto, mas quando ouve na nossa rádio que está com um preço promocional correm para buscar na loja. Quando eu cheguei aqui há 15 anos atrás, nós não tínhamos a Rádio Interna, depois de dois anos aqui convenci o meu patrão a colocar e percebi que os resultados melhoraram em cerca de 25 a 30%", explicou Jonathan a reportagem do ND1 Negócios.
Outro ponto do nosso levantamento mostra que uma das ferramentas oferecidas pelas empresas de Rádio Indoor, Funcionário do Mês aumentou o interesse por uma competição saudável em equipe. A função destaca aquele colaborador que mais se destacou num determinado mês e faz com que os outros também queiram receber o reconhecimento da empresa.
Para João Carlos Botelho, ouvido pela reportagem do ND1 Negócios essa possibilidade animou seus funcionários. Para complementar, além do destaque com o nome do Funcionário do Mês o sr. João passou a conceder uma prêmio em dinheiro para o colaborador escolhido, uma bonificação de R$ 450,00.
"A competitividade melhorou e muito depois que passei a usar esse recurso e ainda dei uma bonificação de R$ 450,00 e o mercado passou a ter muito mais produtividade com o empenho dos meus funcionários. É óbvio que todos ganham para realizarem suas atribuições, mas depois disso eles passaram até a se empenhar para ajudar em outras demandas da empresa, por que querem ser reconhecidos por isso", explicou a nossa reportagem o dono do estabelecimento, situado em Nova Iguaçu-RJ.
O ND1 Negócios reproduz à seguir o levantamento realizado junto a gerentes e proprietários de supermercados no Rio e Grande Rio, incluindo Baixada Fluminense e Região Serrana do estado Fluminense.
Abaixo questionário respondido:
Esse é um recorte do levantamento que fizemos a partir do estado do Rio de Janeiro, mas sem dúvida serve para embasar outras regiões do Brasil. O levantamento foi conduzido por Jéssica Xavier com auxílio de Douglas Procópio e teve como objetivo entender o impacto dessa mídia indoor nos ambientes que já a utilizam por no mínimo 5 anos.
MRO Play - Sugestão Patrocinada
No Mercado existem várias Ferramentas e Sistemas Montados Exatamente para Atender a demanda de Mídias Corporativas. No entanto a MRO Play tem algumas VANTAGENS imprescindíveis para quem precisa e quer juntar as duas melhores ferramentas de Mídia Indoor para alavancar suas vendas, começando pela Vantagem 1: 30 dias de uso 100% grátis, sem pegadinhas, sem precisar inserir senha do cartão para quem ainda não é nosso cliente e precisa conhecer nossa Solução e Campanhas. Vantagem 2 - 30% mensais em desconto garantido por contrato vigente por 12 meses.
Ou seja, garantimos esse desconto para clientes que aderirem ao nosso programa de desconto (consulte nosso atendimento para garantir o desconto). Vantagem 3: Se a sua empresa não possui um site totalmente personalizado, otimizado para aparecer nos buscadores, sim - a MRO Mídia que é a nossa empresa espesificamente para criação e desenvolvimento de sites e estratégias SEO (posicionamento de sites nos buscadores) desenvolve e hospeda seu site na internet, isso sem nenhum custo adicional, para clientes que utilizarem o Plano 2 em 1: Rádio + TV Indoor, com celebração de um contrato de 24 meses.
Só essas 3 Vantagens já seriam tentadoras, não é mesmo? Mas não paramos por aí não, além delas nós oferecemos:
Detalhes do serviço e planos:
Rádio de Mercado, ou simplesmente Rádio na Loja ♫ e TV Indoor para sua empresa que precisa melhorar não só o marketing de vendas, mas a comunicação com seus clientes e colaboradores. Somos a MRO Play, a solução perfeita para Sonorização Ambiente (Rádio Corporativa) e TV Corporativa! Crie um ambiente de reprodução sonora ideal para sua empresa, com ofertas sonoras e visuais: nós podemos te ajudar. Você pode escolher a solução 2 em 1: nela estão inclusas a Rádio na Loja (Coorporativa/Indoor) e a TV Indoor - ou seja: Rádio e TV Indoor juntas com o plano mensal mais competitivo do Brasil, ou optar apenas por uma delas Rádio ou TV Indoor.
Ideal para os seguintes seguimentos
Se encaixa perfeitamente para redes de lojas, restaurantes, academias, shoppings, farmácias, supermercados, padarias, escolas, hospitais e muito mais…
Uma ferramenta de Rádio Ambiente, ou simplesmente Rádio Corporativa como a MRO Play, vai potencializar suas vendas e a comunicação com o seu cliente, mais do que isso: vamos te ajudar a gerar mais faturamento e melhorar a experiência de compra de sua clientela, de forma rápida e fácil.
Conte com nossos anúncios profissionais e divulgue suas ofertas e novidades na programação da sua Rádio na Loja e TV Corporativa.
Áudios enviados com processamento de última geração
Nossos servidores fazem de forma automatizada a normalização do volume, remoção dos espaços nulos e conversão das mídias MP3 para qualidades superiores a 128 kbps no formato MP3, dando qualidade total às mídias executadas em seu Ambiente Profissional.
Controle Total do Ponto de Mixagem
Nosso player é configurado para realizar pontos de mixagens e fazer misturas perfeitas entre músicas, vinhetas, spots e etc - tornando a programação de suas rádios muito mais dinâmicas e profissionais, sem aqueles buracos entre uma mídia e outra: seja ela música ou spots.
Datacenter Próprio
Ao trabalhar com a plataforma de Streaming Corporativo MRO Play tanto para o serviço de Rádio Corporativa tanto para a TV Indoor você conta com uma infraestrutura tecnológica de ponta, monitoramento 24 horas por dia, links de fibra óptica e no-break redundante, tudo isso para garantir 99% de disponibilidade e estabilidade.