O Comitê Municipal de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social das Crianças e dos Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência (CMRPC) realizou, na tarde dessa segunda-feira (3), uma reunião para discutir diversos temas relacionados à proteção e assistência a crianças e adolescentes de Vitória da Conquista. O encontro, realizado de forma on-line, contou com a participação de representantes do comitê e do consultor da Childhood Brasil, professor Benedito dos Santos.
Durante a reunião, um dos principais pontos discutidos foi o panorama da Campanha do 18 de Maio, que teve grande destaque e mobilização na cidade. O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, destacou a importância dessa campanha na conscientização sobre os direitos da criança e do adolescente. Em sua fala, o secretário ressaltou que agora é preciso focar no lançamento do fluxo e do protocolo de atendimento integrado. “Esses documentos serão um marco não apenas para Vitória da Conquista, mas também para diversos outros estados e municípios. São ações que visam garantir a proteção e o cuidado com as crianças e adolescentes em situação de violência, e serão um legado duradouro”, disse.
O professor Benedito dos Santos, consultor da Childhood Brasil, também se pronunciou durante a reunião, destacando a importância dos próximos passos do Comitê. “A Campanha do 18 de Maio foi uma verdadeira mobilização em prol da proteção e defesa dos direitos das nossas crianças e adolescentes. Agora, avançamos para o lançamento do fluxo e protocolo de atendimento integrado, que serão um verdadeiro legado para todo o Brasil, fruto do trabalho conjunto da Childhood, da Unicef e de Vitória da Conquista”, ressaltou o professor.
Além disso, a reunião abordou outros assuntos relevantes, como os encaminhamentos relacionados à perícia médica do IML, buscando melhorias nas instalações e a construção de uma sala no Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente. Também foi discutida a proposta de reestruturação e alteração dos componentes do CMRPC, visando uma atuação ainda mais efetiva na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes.
A próxima reunião do CMRPC terá como pauta principal os encaminhamentos para a criação da Vara Especializada de crimes contra crianças e adolescentes. Vale destacar que o mês de julho é especialmente relevante para as ações do Comitê, pois, neste mês, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 33 anos, reforçando o compromisso contínuo de Vitória da Conquista em garantir a proteção e o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes do município.