Vejam à importância dessa notícias para o Brasil, depois de tantas decepções com saída da Ford que foi amplamente noticiada pelo ND1 e a estagnação do mercado automobilístico brasileiro, o diretor-executivo Wang Chuanfu, fundador da empresa chinesa BYD, pediu que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) crie políticas para estimular a transição para a mobilidade elétrica e prometeu investir, vejam só: nada mais nada menos que R$ 10 bilhões nos próximos três anos no Brasil.
O ministro da Fazenda, obviamente não perdeu tempo: Fernando Haddad, sugeriu que o governo da Bahia, comandado por Jerônimo Rodrigues (PT), analise a possível desapropriação de uma área com a fábrica da Ford em Camaçari (BA), para que a planta seja vendida à montadora chinesa BYD. A ideia de desapropriação para destravar as negociações entre Ford e BYD foi uma das principais pautas da reunião do presidente Lula com o CEO da BYD, na China, segundo informações publicadas pelo jornal O Globo
O petista foi ao país asiático nesta quarta-feira (12). Se os americanos pensavam em "babar" o negócio, podem tirar tirar o "cavalinho da chuva", o governo Lula não vai deixar.
O plano da BYD é manter a atual planta de montagem de baterias em Manaus (AM) e a fábrica de ônibus elétricos em Campinas, interior do estado de São Paulo. Se o negocio sair mesmo do papel, será sem dúvida a primeira grande vitória de Lula, que prometeu reindustrializar o Brasil. Os chineses podem ajudar, e muito!
Camaçari
O polo de Camaçari deve consumir R$ 3 bilhões em investimentos. O objetivo é iniciar produção em 18 meses. Na reunião, o CEO da BYD prometeu gerar 1200 empregos diretos na Bahia para produzir dois modelos híbridos (combustão e elétrico): o SUV Song, que hoje é vendido a R$ 267 mil, e o Dolphin, “mais popular”, de R$ 199 mil.
A BYD está há 10 meses negociando a aquisição da planta de Camaçari com a montadora americana, que encerrou suas atividades produtivas no Brasil, deixando centenas de desempregados no Brasil.