Não, você não leu errado o titulo deste artigo: o presidente do PDT, Carlos Lupi, confirmou nesta segunda-feira 13 que o apresentador José Luiz Datena é o nome do partido para concorrer à prefeitura de São Paulo, maior colégio eleitoral e cidade mais rica do Brasil. 2024 prepara grandes supresas e revezes no ambiente político.
“O Datena se filiou há meses atrás, colocando seu nome à disposição para ser o candidato a prefeito pelo PDT. Ficamos bastante felizes e empolgados com esta decisão”, disse Lupi, ministro da Previdência, ao jornal O Estado de S. Paulo. “Irá fortalecer o nosso partido e nossa causa, pois é um homem comprometido com as causas populares.”
O jornalista da Band TV tem um histórico de anunciar a decisão de concorrer a cargos públicos mas recuar na hora "H", antes da disputa. O exemplo mais recente aconteceu em 2022, quando Datena afirmou que seria candidato ao Senado, mas optou por permanecer na Bandeirantes, dos Saad.
Talvez por um recente levantamento da Paraná Pesquisas divulgado no final de fevereiro, e noticiado nesta mesma coluna, indicou Guilherme Boulos (PSOL) numericamente na liderança da disputa pela prefeitura paulistana. Há, porém, um empate técnico com Datena. No principal cenário, o deputado aparece com 26,3%, ante 24,3% do apresentador. O terceiro colocado, Rodrigo Garcia (PSDB), tem apenas 8,5%.
A pergunta que fica agora é: por quanto tempo José Luiz Datena vai sustentar a sua possível e eventual pré-candidatura, se é que vai. Vamos aguardar!