A Enel Distribuição Rio celebra o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, e ressalta o compromisso do grupo Enel em dar suporte e apresentar iniciativas que visam valorizar cada vez mais a importância da mulher no setor elétrico, na sociedade e no ambiente familiar. O quadro de funcionários da empresa é composto por mulheres inspiradoras que têm uma trajetória profissional exemplar em uma área historicamente predominada por profissionais homens.
A atuação de excelência destas profissionais serve de estímulo às outras. Luciana Oliveira tornou-se a primeira mulher a liderar o Centro de Operação do Sistema da Enel Distribuição Rio em janeiro de 2021, quando assumiu o cargo de Responsável de Control Center Rio. A unidade é responsável pela supervisão e controle de todo sistema elétrico da Enel no estado, incluindo recomposição do sistema com normalização dos clientes afetados, liberação e coordenação de todas as intervenções programadas e emergenciais na rede elétrica.
“É gratificante saber que podemos trazer inspiração para outras mulheres, mostrar que é possível e que não temos limites. Um dia que realmente me marcou muito foi quando assumi a posição que estou hoje. Foi a primeira vez na empresa que uma mulher foi escolhida para essa função. Na ocasião, recebi muitas mensagens de outras mulheres que me emocionaram demais.
Uma das mensagens emocionantes que recebi foi a de Jayne Souza, que, até então, não trabalhava comigo. Naquele dia, percebi que aquela promoção era muito significativa não só para mim mas também para outras mulheres. Hoje, fico muito feliz ver diversas mulheres se destacando dentro do Centro de Operação.” Com 24 anos de experiência no setor, sua carreira profissional sempre esteve ligada à energia. Sua primeira formação foi o curso de eletrotécnica no CEFET e seu primeiro emprego foi na CERJ. Em 2006, já durante a faculdade de engenharia, passou a ser operadora do sistema de transmissão no Centro de Operação. Na época, havia poucas mulheres trabalhando no local.
Hoje o setor que ela comanda conta com 20 funcionárias, 25% do total da equipe. Luciana recebeu muito apoio da família. O marido e o filho, hoje com 14 anos, sempre tiveram muito orgulho do trabalho que ela desempenhava como Operadora do Sistema. Quando ainda atuava na coordenação das pré-operações do sistema de alta tensão, a garra com que Luciana conduzia as pautas nas salas de crise e outras reuniões de rotina da empresa impressionaram Jayne do Nascimento Souza, engenheira eletricista que havia chegado recentemente à companhia.
A ausência feminina na área da engenharia é algo que Jayne conta ter percebido desde a faculdade, na UniNorte, em Manaus, quando de uma turma de 20 formados, apenas três eram mulheres. Durante o mestrado, na Universidade Federal do Pará (UFPA), a sensação era a mesma. Jayne acompanhou a promoção de Luciana ao cargo de Responsável do Centro de Controle do Rio, e vibrou pela perspectiva que a novidade trazia. Hoje, Jayne trabalha diretamente com Luciana como especialista em Operação & Manutenção no Centro de Operações da Enel Rio, e a tem como uma inspiração.
“Ver uma mulher em um cargo alto na companhia é sempre um fator que nos motiva a nos desenvolver dentro da empresa. É como uma inspiração de que é possível alcançar esta posição”, compartilha Jayne. Maika Migueis de Mello também foi pioneira ao se tornar a primeira mulher responsável pela área de Telecontrole da distribuidora, em 2021. A área gerencia os equipamentos eletrônicos de proteção e manobra telecomunicados com o Centro de Operação. Estes equipamentos recebem comandos remotamente e agilizam o restabelecimento da energia. Mas a história de Maika com a distribuidora é de longa data. Ela começou a trabalhar na companhia – na época, CERJ – em 2004, como auxiliar administrativa de uma empresa terceirizada.
Percebendo a oportunidade de se desenvolver dentro da empresa, a funcionária, que já tinha o diploma de fisioterapeuta, decidiu buscar uma formação na área. Fez curso de eletrotécnica no Senai, e depois uma segunda graduação em Engenharia de Produção. O investimento nos estudos permitiu que Maika tivesse uma progressão de carreira na empresa, culminando no cargo de responsável por Telecontrole.
Mín. 18° Máx. 21°